Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental priorizamos uma formação ampla e abrangente que contemple todos os aspectos do desenvolvimento do ser humano. Para que nosso aluno se aproprie do conhecimento, as diferentes disciplinas planejam situações em que ele utilize o conhecimento como instrumento de compreensão da realidade, analisando e interpretando o mundo que o rodeia. Dentro desse espírito são cotidianamente desenvolvidas atividades diversificadas tanto na sala de aula como nos laboratórios de ciências e informática e na sala de projeção. O mundo do século XXI será caracterizado por uma sociedade digital, movida pela informação, pela tecnologia, pelo conhecimento. O domínio da Informática e a comunicação eficiente em outra língua são competências fundamentais para esse século.

Sintonizados com essas exigências, iniciamos o ensino de Inglês na Educação Infantil, de Espanhol no 6º ano do Ensino Fundamental II e a utilização da informática também na Educação Infantil. Até a 5º ano do Ensino Fundamenta I, o laboratório de informática é utilizado na exploração de softwares que complementam, aprofundam e enriquecem os conteúdos desenvolvidos, principalmente nas disciplinas de português e matemática.

A partir da 5ª série, o laboratório de Informática é utilizado para aulas semanais, no período da tarde, com o objetivo de capacitar os alunos na utilização de programas atuais indispensáveis para elaboração de trabalhos em diversas disciplinas e em outras atividades de seu cotidiano. Além do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a uma aprendizagem eficiente e contínua temos a preocupação constante de construir valores e atitudes indispensáveis ao desenvolvimento de uma postura adequada de trabalho, à capacidade de estabelecer relações interpessoais calcadas na cooperação e no respeito mútuo. Visando proporcionar a reflexão e o exercício desses valores são oferecidas aulas de filosofia para crianças e a participação em projetos sociais. Acreditando que crianças e adolescentes se convertem em sujeitos ativos do processo de aprendizagem quando despertados para o prazer e a responsabilidade de aprender, procuramos proporcionar vivências fora do ambiente escolar (excursões e estudos do meio, visitas a museus, exposições, feiras, etc), o desenvolvimento de aulas de música e treinamento esportivo.

Procuramos estabelecer um ambiente de trabalho alegre, cooperativo e amistoso, em que haja lugar para o afeto e a emoção. Acreditamos que dessa forma o aluno pode expressar seus sentimentos, fortalecendo vínculos positivos entre aluno e aluno, professor e aluno e entre o aluno e as tarefas escolares.