HomeConheça a EscolaNossa HistóriaBibliotecaLaboratório de InformáticaLaboratório de CiênciasExtracurricularEventosContatoE-mail

Cursos e Projetos Optativos

Treinamento Esportivo

A escola oferece treinamento esportivo nas modalidades de vôlei e futsal, no período da tarde. Neste treinamento o aluno exercita os fundamentos básicos e os gestos esportivos de cada modalidade. O professor age como técnico, desenvolvendo estratégias e táticas de jogo.

O treinamento esportivo tem caráter competitivo, permitindo a inclusão da escola em campeonatos externos, realizados durante o ano.

Karatê

Retidão, Coragem, Benevolência, Respeito, Honestidade, Honra e Lealdade, são os sete caminhos aos Samurais, são os sete caminhos ainda necessários para construir um ser humano capaz de viver bem nesse nosso mundo globalizado e muitas vezes desumano. Nesses sete caminhos baseiam-se os ensinamentos do Karatê.

Além do esporte os alunos me nosso curso de Karatê aprendem preceitos filosóficos importantes presentes nessa Arte Marcial.

Oficina de Teatro (Arte-educação) – 3ª e 4ª séries

A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão, que a considerava como base de toda a educação natural.

O Teatro tem como fundamento e experiência de vida: idéias, conhecimentos e sentimento. A sua ação é a ordenação desses conteúdos individuais e grupais.

No processo de formação da criança e adolescente, o Teatro, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos.

A partir de atividades relacionadas às Artes Cênicas, como jogos teatrais, expressão corporal, técnica vocal, dança, maquiagem... os alunos serão trabalhados para desenvolver companheirismo, cooperação, desembaraço, postura, boa utilização da voz, sensibilidade, imaginação...

Todas as atividades das aulas de Teatro terão enfoque educativo, não havendo a intenção de formar atores.

Informática

As aulas de informática de 5ª a 8ª série serão ministradas no período da tarde e têm caráter optativo.

Objetivando capacitar nossos alunos com o conhecimento técnico tão necessário nos dias de hoje, são oferecidos cursos livres dos softwares mais importantes do mercado. O aluno poderá escolher uma série de cursos, desde o básico Word até algumas linguagens de programação, de acordo com seu interesse e grau de conhecimento.

No Ensino Médio a informática é utilizada nas aulas para facilitar o entendimento dos alunos e o andamento das matérias. No curso de matemática, os computadores são utilizados durante as aulas na resolução de problemas que envolvam a construção de figuras e gráficos. Nas outras matérias, contamos com aulas multimídia apresentadas em telão. Esse recurso, potencializa o conhecimento e contribui para uma preparação mais eficiente para o vestibular.

Aulas de Música (Violão / Teclado / Violino / Bateria)

O estudo de um instrumento musical propicia o desenvolvimento de diversas habilidades, tanto individuais – a concentração, a técnica de execução, a disciplina para estudo, a percepção auditiva – quanto coletivas. Tocar em conjunto talvez seja uma das atividades que mais contribui não só para o desenvolvimento do pensamento musical, mas para a formação de atitudes positivas para o trabalho coletivo.

O prazer de tocar um instrumento, de que falam os grandes instrumentistas, é também acessível aos pequenos músicos. As crianças se encantam por este ou aquele som... e iniciam sua incursão pelo universo musical. Para os jovens estudantes, é a oportunidade de aprender a traduzir em sons suas emoções.

As aulas procuram dar ao aluno condições de desenvolver sua aptidão passando por todos os estilos musicais: MPB, Jazz, Rock, Blues, Funk, etc..., tanto para aplicação em músicas solo ou em grupo.

Oficina de Mosaico

As aulas de mosaico fazem parte do Projeto Ação Solidária, que tem como objetivo maior mostrar aos alunos a importância da contribuição de cada um.

Ipê Idiomas e Cultura Inglesa

Atentos à necessidade, cada vez maior do conhecimento de línguas estrangeiras, o colégio firmou, a partir de 2008, uma parceria com a Cultura Inglesa, promovendo a implantação do projeto “Cultura In” – a Cultura Inglesa dentro da escola. Os grupos são definidos após avaliação do nível de conhecimento e as aulas são ministradas no período da tarde.

Com relação a outros idiomas, o colégio desenvolveu o projeto “Ipê Idiomas” que propõe aulas de Espanhol e, a partir de 2009, o Alemão.

Sobre estes cursos optativos seguirá circular posteriormente.