Apoio Pedagógico

Serviço de Orientação Educacional

A orientação pedagógica desenvolve seu trabalho com alunos, pais e professores, todos integrantes da relação ensino-aprendizagem.

O acompanhamento do aluno é realizado tanto individualmente como em grupo, com base na observação do seu comportamento em relação aos seus estudos e aos seus relacionamentos interpessoais. Sempre que a Coordenação considerar necessário, o aluno será chamado para orientação visando o crescimento de sua autonomia. Caso haja necessidade os pais serão contatados.

O acompanhamento nas áreas de estudo é realizado de modo a ajudar o aluno a identificar e enfrentar suas dificuldades procurando fortalecer sua auto-estima diante de sua própria aprendizagem.

Considerando a família como co-responsável na tarefa de educar, a orientação promove reuniões dos pais com os professores e reuniões de entrevista com o objetivo de trocar informações e discutir atitudes e procedimentos que favoreçam o crescimento do aluno.

O acompanhamento do trabalho dos professores é realizado através de reuniões pedagógicas periódicas. A análise e discussão dos métodos de trabalho, dos procedimentos de avaliação e do desenvolvimento das atividades junto aos alunos são realizadas considerando principalmente os objetivos gerais e as metas do Colégio.

Biblioteca

A biblioteca é um espaço vital de uma Escola, pois propicia o encontro com as idéias, a imaginação e a fantasia. A biblioteca do Ipê é informatizada e conta com um acervo constituído por cerca de 8900 exemplares, entre didáticos, paradidáticos e literários. A bibliotecária colabora com o processo educativo colocando os alunos em contato com os livros e seus autores, orientando e selecionando material adequado para as pesquisas solicitadas pelos professores e incentivando a leitura espontânea dos alunos. A biblioteca é circulante e pode ser freqüentada e utilizada por todos os alunos.

Sala Multimídia

No mundo atual, os avanços tecnológicos dos meios de comunicação proporcionam um grande estímulo visual e auditivo e desempenham importante papel nas situações de ensino-aprendizagem. Aulas com a utilização de vídeo, dvd, software pedagógicos, internet promovem a complementação e a ampliação do conhecimento desenvolvido na sala de aula.

A sala multimídia do Ipê conta com vídeo, dvd, computador, projetor multimídia e telão, que são colocados à disposição dos professores.

Curso de Análise de Obras Literárias

Oferecido aos alunos do Ensino Médio, no período da tarde, tem o propósito de analisar e contextualizar as leituras literárias obrigatórias para os vestibulares.

Desvendar as obras literárias é educar o olhar para perceber esteticamente a palavra, para recriar o mundo através da leitura e compreender a contribuição que os grandes escritores nos deixaram.

Laboratório de Ciências

O laboratório do Ipê é amplo, mobiliado e equipado com materiais adequados e utilizado pelos alunos de 1ª a 8ª séries na disciplina de Ciências e pelos alunos do Ensino Médio nas disciplinas de Química, Física e Biologia.

No laboratório, os alunos desenvolvem atividades experimentais que lhes proporcionam situações de observação, registro de fatos e dados, discussão e sistematização do conhecimento.

As atividades, selecionadas pelo professor, são previamente testadas e organizadas por um laboratorista.

Oficina de Artes

As aulas de Educação Artística do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio são desenvolvidas na oficina de artes do colégio, espaço que dispõe de pias e tanques e é mobiliado com mesas grandes e espaçosas e armários contendo diferentes materiais de artes.

O ambiente adequado à produção artística promove maior liberdade de movimento e estimula a criatividade dos alunos.

Laboratório de Informática

As aulas de informática de 5ª a 8ª série serão ministradas no período da tarde e têm caráter optativo.

Objetivando capacitar nossos alunos com o conhecimento técnico tão necessário nos dias de hoje, são oferecidos cursos livres dos softwares mais importantes do mercado. O aluno poderá escolher uma série de cursos, desde o básico Word até algumas linguagens de programação, de acordo com seu interesse e grau de conhecimento.

No Ensino Médio a informática é utilizada nas aulas para facilitar o entendimento dos alunos e o andamento das matérias. No curso de matemática, os computadores são utilizados durante as aulas na resolução de problemas que envolvam a construção de figuras e gráficos. Nas outras matérias, contamos com aulas multimídia apresentadas em telão. Esse recurso, potencializa o conhecimento e contribui para uma preparação mais eficiente para o vestibular.

Oficina de Teatro

As aulas de teatro são realizadas no Espaço Cultural, local adequadamente preparado para ensaios e apresentações.